SPOTLIGHT

Oi, gente! Hoje vim falar de um filme que tive o privilégio de assistir em novembro do ano passado por cause de aula que tive lá na Colorado College. De início não dei muito crédito para o filme, mas quando comecei a ler as matérias que os jornalistas do Boston Globe escreveram sobre o caso retratado no longa e assisti ao trailer, soube que seria algo magnífico.

Spotlight

Confere aí a sinopse oficial:

Baseado em uma história real, o drama mostra um grupo de jornalistas em Boston que reúne milhares de documentos capazes de provar diversos casos de abuso de crianças, causados por padres católicos. Durante anos, líderes religiosos ocultaram o caso transferindo os padres de região, ao invés de puni-los pelo caso.

Contando com um elenco de matar, como Mark Ruffalo, Michael Keaton, Rachel McAdams, John Slattery, Stanley Tucci, Brian d’Arcy James e Liev Schreiber, só para começar, o filme traz a frustração e a emoção que os jornalistas do Boston Globe sentiram durante sua longa investigação.

Muitos falaram, inclusive a minha professora, que esse filme seria o próximo Todos os Homens do Presidente e eu não poderia concordar mais. O Spotlight Team, responsável pelo jornalismo investigativo dentro do Boston Globe, passou meses e meses investigando a igreja católica e lutando contra os sentimentos de repulsa e indignação até que tivessem a história completa para compartilhar com o público.

Foram mais de 600 matérias publicadas por eles, e graças ao seu trabalho, denúncias sobre o abuso de crianças foram feitas no mundo inteiro. Posso dizer que eles salvaram muitas crianças e deram, pelo menos, um pouco de conforto às vítimas de abuso.

spotlight-movie-poster2C1-e1452564112802

Eu, como estudante de jornalismo, acredito que esse sim é o trabalho de um jornalista. Procurar os fatos e checá-los para poder mostrar a verdade, por mais dolorosa que ela seja. É saber não se precipitar em algo e esperar pelo momento certo onde uma instituição tão grande como a igreja católica não possa mais arranjar desculpas pelo que encobria.

Se vocês ainda não viram o filme, por favor, vejam. Você pode conferir o trailer aqui embaixo.

Se você clicar na foto abaixo vai poder conferir um artigo do Boston Globe falando sobre os reais jornalistas e os artistas que os interpretaram no filme, vale a pena conferir. OBS: Spotlight acabou de ganhar dois Oscars das suas seis indicação à predição: Melhor Filme e Melhor Roteiro. Até o próximo post!

1200_spotlight_in_toronto[1]-4107

Beijos,

L.

• Facebook  Twitter  Instagram  Youtube  Pinterest  Tumblr 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s