5 RAZÕES PARA LER PRETTY LITTLE LIARS

Aloha! No post dessa semana vou falar de uma série de livros que adoro: Pretty Little Liars. Muita gente deve conhecer por causa do seriado, baseado nos livros de Sara Shepard. A história é sobre quatro garotas (Aria, Spencer, Emily e Hanna), que formavam um grupo liderado por Alison DiLaurentis. Após uma reunião das cinco garotas, Alison simplesmente desaparece. Anos depois, as garotas começam a receber mensagens assinadas apenas por “A”, ameaçando contar segredos que só Alison conhecia. A partir daí, a vida das meninas vira um verdadeiro inferno, mas não é apenas por causa das ameaças.

1. As garotas não são chamadas de “Liars” à toa.

Uma das principais diferenças entre o seriado e os livros é a personalidade das Liars. Na série, são inocentes em relação a quase todos os problemas de suas vidas, enquanto nos livros, claramente não são tão santas assim. Elas mentem o tempo todo, e não apenas por questão de segurança, mas porque simplesmente não são capazes de assumir os próprios erros. É justamente por isso que tem tanta desgraça na vida delas. “A” pode até brincar com as garotas (não é atoa que as personagens são representadas por bonecas nas capas dos livros), mas são elas que criam seus próprios problemas e não conseguem resolver sem mentir.

arc one2. Há muitos mistérios para solucionar.

Confesso que, às vezes, quando estou lendo algum livro da série, paro e penso: “Isso é a coisa mais louca que já vi!”. Isso porque muitas coisas inexplicáveis acontecem, mas quando você vê como um todo, fazem muito sentido. É como um grande quebra-cabeça, que por mais difícil que seja, as peças ainda se encaixam. A autora sempre deixa alguns sinais em relação a esses mistérios que envolvem a narrativa. Se você consegue captá-los, pode entender muito antes mesmo que seja explicado “com todas as palavras”. É o tipo de leitura que instiga a imaginação e raciocínio.

arc two3. Pouco romance e muita morte.

Há um número considerável de pessoas que morrem na história, mas ninguém que seja tão importante (espero que isso não conte como spoiler). Na realidade, é difícil você gostar muito de alguém, ao ponto de ficar triste se algo acontecer com a pessoa ou ela simplesmente sumir. As personagens de PLL definitivamente não foram feitas para amá-las. O que faz da história bem realista. Ninguém é perfeito. Assim como não é muito possível adolescentes se apaixonarem perdidamente e querer viver um amor por toda a vida. Os relacionamentos não são nada duradouros, logo, já deu pra perceber que o romance não é o foco principal.

acr 34. Todo mundo adora um escândalo.

Não adianta dizer que não, todos gostam de ver o circo pegando fogo. Em Rosewood, cidade onde se passa a história, todo mundo tem um segredo, e muitos vão se revelando ao longo da narração. Bullying, drogas, homossexualidade e distúrbios alimentares são alguns dos temas explorados pelos livros, e os principais motivos de tanta confusão. Em um lugar pequeno como Rosewood, a fofoca rola solta, e qualquer passo fora da linha pode fazer com que a pessoa vire motivo de piada por um bom tempo. Talvez seja essa a principal razão das protagonistas mentirem tanto.

arc 45. Livro é o que não falta.

19 livros. A série toda conta com 19 livros. 14 já lançados no Brasil. Dá pra montar uma coleção e tanto só com Pretty Little Liars, e pra quem ama livros como eu (e a Luiza), é praticamente um paraíso. Mas por mais que pareça muito, cada livro conta poucas semanas na vida das Liars, e têm uma leitura até rápida. A dica que eu dou, se você pretende começar, é procurar ler todos em seguida. Ou pelo menos não passar muito tempo entre uma leitura e outra. A história é bem detalhada, e mantê-la em dia é importante para que não perca todo o sentido.

Até a próxima,

Leticya B.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s