BLOCK 4: INTRODUCTION TO JOURNALISM

Oi, gente! Finalmente saiu o post do meu quarto e último bloco lá na Colorado College, eu sei que demorou, mas no fundo eu estava evitando escrever, por que esse vai ser o último sobre o meu intercâmbio. Aí bate aquela saudade, né?

No meu quarto bloco eu escolhi uma matéria chamada Introdução ao Jornalismo. Mesmo eu já tendo dois anos de faculdade, eu queria ver como o Jornalismo era trabalhado lá fora, afinal de contas, os conceitos podem ser o mesmo, mas tem muita coisa diferente. Como eu pude ver.

A minha professora, mais uma vez, era excelente e já havia exercido a profissão. Inclusive ela trabalhou no Boston Globe, jornal sobre o qual o filme Spotlight fala (se você quiser assistir ao trailer, é só conferir esse post aqui). Ela comentou que saiu antes que novo editor pudesse tomar conta e revolucionar a história do jornal.

Os livros que eu conheci durante esse bloco foram maravilhosos e eu recomendo para todo mundo que tem interesse na área ou faz faculdade já. The Elements of Journalism, Revised and Updated 3rd Edition: What Newspeople Should Know and the Public Should Expect de Bill Kovach e Tom Rosenstiel; unSpun: Finding Facts in a World of Disinformation de Brooks Jackson e Kathleen Hall Jamieson; e por fim Soldier Girls: The Battles of Three Women at Home and at War de Helen Thorpe. Como sempre, os livros estão disponíveis no site da Amazon, mas não acho que nenhuma livraria brasileira tenha para vender. 

Esse último livro foi uma adição de última hora a nossa lista de livros, por que a autora, Helen Thorpe, foi professora convidada durante o bloco quatro lá na CC, então nós tivemos a oportunidade de participar de uma palestra com ela e também de uma aula conjunta com mais duas turmas. Ou seja, ter a oportunidade de ler livro e depois escutar tudo sobre o processo de criação e pesquisa foi magnífico.

Além dessa experiência, nós tivemos um jornalista convidado, ex-aluno da faculdade, Jesse Paul, que atualmente trabalho no Denver Post, que contou um pouco sobre como foi sair da faculdade direto para um dos maiores jornais do estado. Que inveja!

E foi durante esse bloco que eu tive a oportunidade de assistir um dos melhores filmes que assisti no último ano, Spotlight. Além de assistir ao filme, eu li grande parte das matérias escritas pelo Spotlight Team durante o período da investigação, o que me fez ter uma ligação ainda maior com o filme.

Eu também tive a oportunidade de discutir diversas reportagens que nunca tinha ouvido falar e conhecer novos autores e técnicas. Além de fazer ótimos contatos também. Mesmo sendo uma matéria de introdução, a quantidade de trabalho era absurda e tudo era bem puxado. Mas considerando o meu curso, foi uma das melhores matérias que eu peguei enquanto estava lá.

Além disso, eu tive a oportunidade de conhecer a redação do maior jornal da cidade, Colorado Springs Gazette e participar de uma reunião de pauta com alguns dos jornalistas. O que para mim foi maravilhoso, já que eu quero seguir a área de Jornalismo impresso. E com vários acontecimentos trágicos que haviam acontecido na cidade, eu pude ver como funciona essa cobertura mais demorada, onde a cada dia que passa, existem novas fontes, novas informações.

O meu projeto final foi extremamente cansativo, mas muito especial. O meu grupo teve que tratar de um acontecimento relacionado a racismo dentro do campus e o processo foi bem intenso. Nós tivemos uma semana e meia para fazer algo que demoraria no mínimo uns dois meses. Mas tudo no final deu certo e eu tenho muito orgulho do resultado.

Se alguém tiver interesse, eu vou deixar o link aqui para a reportagem que fizemos, Racism on Campus. Espero que gostem do projeto e que tenham gostado de saber um pouquinho mais sobre como foi o meu último bloco lá na CC. Foi um bloco muito difícil, mas muito recompensador também. Fico muito feliz de ter tido a oportunidade de aprender tudo o que eu aprendi antes de voltar para casa.

Agora mal posso esperar para aplicar tudo isso que eu aprendi lá na minha faculdade e ver no que vai dar. Até o próximo post!

Beijos,

L.

• Facebook  Twitter  Instagram  Youtube  Pinterest  Tumblr 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s