SERIAL PODCAST

Oi, gente! Lá no bloco um, meu primeiro bloco na Colorado College, a minha professora passou para a turma um podcast chamado Serial. Quase todo mundo na sala já tinha ouvido falar, menos eu. Nunca ouvi e nem nunca me liguei em podcasts antes de viajar e esse só me interessou mesmo porque foi colocado na minha frente como lição de casa.

Por não saber muito bem como funcionava o sistema de podcast e nem sobre o que se tratava, eu não estava muito entusiasmada para ouvir, a única coisa que eu conseguia pensar era que ia perder pelo menos 40 minutos do meu dia em que eu podia estar fazendo outra coisa. Mesmo com essa relutância, o podcast me conquistou logo de primeira.

Como o nome mesmo já dá a entender, Serial, é sobre um assassinato e não vários, como eu pensei quando vi o título. Porém é um caso ainda aberto e que ocorreu em 1999. Pois é, muito tempo e nenhuma solução. É isso que me faz amar e odiar o podcast ao mesmo tempo. Recentemente eu terminei a primeira temporada e como eu disse, o caso ainda está aberto, ou seja, eles ainda não tem chegaram à nenhuma solução, nenhuma resposta concreta para o que aconteceu.

Eu vou traduzir aqui o resumo que fica no site do podcast, com certeza vai estar bem melhor explicado do que se eu tentasse me lembrar de todos os detalhes:

Em 13 de janeiro de 1999, uma garota chamada Hae Min Lee, em seu último ano na Woodlawn High School, em Baltimore County, Maryland, desapareceu. Um mês depois, seu corpo foi encontrado em um parque da cidade. Ela havia sido estrangulada. Seu ex-namorado de 17 anos, Adnan Syed, foi preso pelo crime, e dentro de um ano, foi condenado à prisão perpétua. O caso contra ele foi em grande parte baseado na história de uma testemunha, Jay, amigo de Adnan. Ele confessou que o ajudou a enterrar o corpo de Hae. Mas Adnan sempre manteve sua inocência, dizendo que não tinha nada a ver com a morte de Hae. Algumas pessoas acreditam que ele está dizendo a verdade. Muitos, não.

 

Sarah Koenig pesquisou em milhares de documentos, ouviu depoimentos do julgamento e interrogatórios policiais. Ela conversou com todos que conseguiu encontrar e que se lembravam do que aconteceu entre Adnan Syed e Hae Lee Min. Ela descobriu que o julgamento era apenas uma pequena parte de uma história muito mais complicada. Uma história que o júri – ou o público – jamais ouviu. A cena entre os dois na escola, os depoimentos para a polícia constantemente mudando, os preconceitos, os álibis não confiáveis, a evidência forense escassa – tudo isso nos leva de volta para as perguntas mais básicas: Como você pode saber o caráter de uma pessoa? Como você pode dizer que eles são capazes de assassinato? Na primeira temporada de Serial, Sarah procura respostas.

Como está ali no resumo, essa foi a primeira temporada do podcast. Há algumas semanas, no final de 2015, estreou a segunda temporada e eu confesso que estou muito relutante para começar a escutar por dois motivos. Eu espero ouvir a voz da Sarah falando sobre o que eu já conheço, o caso do Adnan, e acho que vai ser estranho associar a voz dela a um tema totalmente novo para mim; e segundo, eu ainda quero saber o que aconteceu com a Hae, e com uma nova temporada com um novo tema, eu nunca vou saber. Já que nem mesmo ela sabe.

Mas também confesso que é por que eu sei que assim que começar a escutar Serial mais uma vez, eu vou ficar tão envolvida, mas tanto mesmo, que vou acabar tudo em um dia e não vou apreciar a história, como eu sempre faço quando gosto muito de alguma coisa. Mas não se preocupem, eu não vou resistir e depois vai ter post aqui falando sobre a segunda temporada de Serial.

Para quem se interessou, aqui dá pra ouvir todos os episódios de graça. O que é melhor ainda, não precisa baixar, não precisa pagar e nem carregar (só precisa ter internet, óbvio), é rápido e viciante e envolvente e intenso. E parei. Espero que tenham gostado de conhecer um pouco sobre esse podcast e se alguém tiver sugestão de algum outro, eu adoraria saber! Até o próximo post. Beijos!

• Facebook  Twitter  Instagram  Youtube  Pinterest  Tumblr 

Anúncios

Um comentário sobre “SERIAL PODCAST

  1. Pingback: GIRLBOSS RADIO WITH SOPHIA AMORUSO | Dias de Luiza

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s