BLOCK 2: INTRODUCTION TO DRAWING

Oi, gente! É isso mesmo que vocês leram no título desse post, no meu segundo bloco eu resolvi me arriscar e seguir o conselho da minha colega de quarto (que é artista) e fazer uma matéria de Introdução ao Desenho. Mas eu já quero deixar bem claro que de introdução não tinha nada. Acho que foi um dos blocos mais difíceis que eu tive por que, afinal de contas, eu não sei desenhar!

Mesmo tendo sido um baita desafio pra mim, foi uma experiência maravilhosa (como tudo nesse intercâmbio) e eu acabei me surpreendendo com os resultados que obtive na aula. É claro que ninguém aprende a desenhar em três semanas e meia, mas seguindo todas as técnicas eu consegui produzir muitas coisas legais. Uma delas vai até já virou quadro (valeu, pai!).

A coisa mais diferente dessa aula era o horário, a maioria começa às 9h e termina 12h, mas essa começa 12h e terminava às 15h, ou seja, o meu horário ficou diferente de todos os meus amigos. Mas aí você pensa, você podia acordar tarde, tem coisa melhor do que isso? E quem disse que eu podia? Infelizmente, essa matéria toma muito tempo, especialmente quando você não tem talento nem prática nenhuma no assunto. Então eu ia para o estúdio por voltas das 9h e só ia embora umas 22h. Minha vida se tornou casa-estúdio-casa.

Eu tenho certeza que se eu tentar reproduzir alguma das técnicas que eu aprendi agora, não vou me sair muito bem, mas o momento foi muito bom. A melhor coisa foi saber que eu fui bem sucedida em algo que eu sempre tive vontade de saber fazer e que eu nunca teria feito se não fosse o intercâmbio. Além disso, a minha professora do bloco, Kate, era a pessoa mais fofa e compreensiva do mundo. Eu tenho certeza que eu não teria aproveitado nem metade do bloco se tivesse sido com algum outro professor.

Claro que eu não tive prova nesse bloco também, mas eu tinha que entregar vários desenhos de várias técnicas diferentes três vezes por semana e o projeto final era desenhar o seu próprio olho, só que mil vezes maior. Meio assustador, mas o resultado é realmente impressionante. Na última semana de aula, são tiradas fotos de alta resolução do nosso olho e depois impressas e entregues aos alunos.

A técnica desse desenho é uma das que eu mais gosto e que eu já tinha tido contato quando era mais nova, então essa parte não foi tão difícil pra mim. A gente utilizou escala para aumentar a foto para o papel e depois usamos carvão. Somente carvão. Era um projeto em preto e branco, sendo o preto mais preto era feito com o carvão e o branco mais branco seria o próprio papel.

O objetivo do projeto era que o desenho fosse tão realista a ponto de ser confundido com uma foto e eu posso dizer com total certeza que todos os alunos fizeram trabalhos espetaculares. Sério, eu fiquei de queixo caído, por que só um de nós era artista. Ou seja, todo mundo começou do zero, por diversão e interesse em desenho.

Isso é uma das coisas que o Block Plan possibilita. É muito mais fácil você conseguir fazer uma matéria de outro curso por que ela não bate no mesmo horário do que as do seu curso, já que você está fazendo uma de cada vez. Além de difícil, todos nós saímos muito satisfeitos com nós mesmos e com nossos olhos gigantes.

Infelizmente eu não tenho foto de todos os trabalhos que fiz durante o bloco, mas eu vou colocar aqui a do meu projeto final. Confesso que tenho muito orgulho de como ficou. Espero que vocês tenham gostado de saber como foi o meu segundo bloco lá na CC e como foi o desafio de pegar uma aula de desenho (que eu aconselho para todo mundo). Até o próximo post. Beijos!

IMG_4280

• Facebook  Twitter  Instagram  Youtube  Pinterest  Tumblr 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s