BLOCK 1: ANATOMY OF A STORY

Oi, gente! Agora chegou a hora de contar para vocês como foi cada um dos meus blocos lá na Colorado College. Se você não sabe o que é o Block Plan, dá uma conferida no post em que eu explico direitinho e se ainda assim não conseguir entender muito bem (eu sei que é meio complicado), é só me perguntar.

Então, a primeira matéria que escolhi foi Tópicos em Jornalismo: Anatomia de uma História, e o nome é bem literal mesmo. Apesar de ser uma matéria de Jornalismo, o foco é aprender e melhorar a escrita criativa, seja ela de ficção ou não-ficção.

Nós tivemos três livros para a matéria, e sim, eu vou deixar todos os nomes aqui caso algum de vocês tenha interesse. Eu não sei se tem para vender em alguma livraria brasileira, mas na Amazon tem. Os livros são: Making Shapely Fiction de Jerome Stern, The Elements of Story: Field Notes on Nonfiction Writing de Francis Flaherty e, acho que o mais importante de todos, The Making of a Story: A Norton Guide to Creative Writing de Alice LaPlante. Os preços variam de 10 a 15 dólares no site da Amazon.

Durante essas três semanas nós não lemos todos os livros, mas foi quase isso. Ou seja, era bastante coisa todo dia, além da leitura complementar que tínhamos quase sempre. A aula era basicamente uma discussão, líamos um capítulo e no dia seguinte conversávamos sobre o assunto e como aplicar o que aprendemos nos nossos trabalhos.

Outro ponto interessante foi que eu não tive nenhuma prova nesse bloco. Mas isso não é regra, cada matéria é diferente e cada professor decide o que quer fazer. Eles têm muita liberdade quando o assunto é o ensino. Eu tive diversos trabalhos e dois trabalhos finais. Toda semana eu tinha que escrever sobre alguma coisa que tinha lido e fazer uma reflexão de como a aula estava sendo.

Logo na segunda semana, eu comecei a trabalhar em um dos trabalhos finais: uma história, de sua escolha, ficção ou não-ficção, de no mínimo 2.500 palavras. Sim, eram muitas palavras. Logo eu entro mais em detalhes sobre isso. O outro trabalho final foi bem mais simples, a professora, Kathryn, fez algumas perguntas e tínhamos que escolher duas e elaborar um texto como resposta.

Voltando à história… Eu escolhi escrever ficção baseada em fatos reais, ou seja, eu tinha exemplos reais que foram exagerados ou diminuídos ou inventados para criar uma história chamada “For the Love of a Daughter”. Eu acabei me empolgando e escrevendo mais ou menos 6.000 mil palavras, que são umas 20 páginas.

No final da segunda e da terceira semana nós entregamos para a turma inteira a nossa história e tínhamos que ler e deixar notas, assim na semana seguinte eram dois dias só comentando, criticando e discutindo a história de todo mundo. Um grande e cansativo workshop. Ou melhor, workshops. Nós fizemos dois antes do bloco acabar.

Confesso que fiquei assustada de logo na minha primeira matéria no intercâmbio ter que escrever ficção em uma língua que não é a minha nativa. Por mais que eu seja fluente em inglês, bate aquele medo de errar ou de não conseguir escrever tão bem quanto os outros alunos. Mas eu sei que foi uma experiência maravilhosa e me preparou muito melhor para as minhas outras matérias, me dando muito mais confiança e experiência.

Enfim, esse foi um resumo básico (e não muito longo e chato, eu espero) de como foi o meu primeiro bloco lá na CC. Eu posso dizer que logo de cara tive uma excelente professora e conheci pessoas muito interessantes que com certeza serviram de inspiração e me ajudaram muito e tiveram críticas extremamente construtivas sobre a minha história.

Se vocês tiverem interesse eu posso fazer um post contando um pouco mais sobre a história em si e quem sabe desse jeito eu não encontro inspiração para escrever mais, não é mesmo? Até o próximo post. Beijos!

• Facebook  Twitter  Instagram  Youtube  Pinterest  Tumblr 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s