BLOCK PLAN

Oi, gente! O assunto de hoje é um pouco mais acadêmico, mas não deixa de ser interessante e extremamente relevante quando se trata do meu intercâmbio. A Colorado College é uma das poucas universidades dos Estados Unidos que opera em um sistema educacional um pouco diferente. Aqui não é semestre, e sim bloco. Ou melhor, blocos. Esse sistema é chamado de Block Plan, e eu não vou ficar traduzindo, por que é bem literal.

O Block Plan na verdade é bem simples de entender, mas é muito mais intenso do que o plano semestral. O que acontece é o seguinte, nós temos somente uma matéria por vez durante três semanas e meia, três horas por dia, no mínimo. Isso fica a critério de cada professor. Ao invés de todo dia termos várias matérias por pouco tempo, focamos em uma só durante muito mais tempo.

É realmente uma imersão no conteúdo, e não tem como ficar enrolando com leituras, trabalhos ou estudo em geral. Quando eu digo que é bem intenso, não é exagero nenhum. Imagina só comprimir uma matéria que poderia durar um semestre em menos de um mês. É muita coisa para acompanhar! Se você tem 50 páginas para ler de um dia para o outro, isso é pouco no Block Plan.

Durante o semestre temos quatro blocos, e uma das coisas mais legais é que entre cada um deles acontece o que é chamado de Block Break, que são quatro dias de descanso antes do próximo bloco começar. Ou seja, todo mundo aproveita para relaxar, festejar, viajar e muito mais. Parece moleza ter “férias” a cada final de bloco, mas também temos final de período a cada três semanas e meia. Não é só por que é menos tempo, que significa que é menos trabalho. Pelo contrário. Dá pra imaginar?

Mesmo sendo puxado, eu estou gostando bastante e me adaptando muito bem a esse sistema, e acredito que vou até sentir falta quando voltar para o Brasil. De uma coisa eu tenho certeza, vou achar o plano semestral muito mais fácil do que achava e nunca mais vou deixar para fazer trabalho ou estudar para uma prova em cima da hora. Nada de procrastinação no Block Plan. Nada de procrastinação para mim.

No meu Block 1 eu consegui fazer uma matéria relacionada a minha área, Jornalismo, e foi uma experiência exaustiva, mas extremamente valiosa para o meu futuro. Antes de falar qual foi, eu quero explicar rapidamente uma coisa que me pegou de surpresa quando escolhi as aulas que iria fazer. Aqui, não só na CC, mas em diversas, se nação todas, as universidades dos Estados Unidos, o aluno tem a possibilidade de se formar em dois cursos ao mesmo tempo e na mesma faculdade. Double major Major seria o termo para definir essa situação., sendo um major e um minor. Onde o major é o bacharelado, e o minor é uma área secundária. Eles não precisam ter relação nenhuma entre si e ninguém é obrigado a fazer um minor, mas obrigatoriamente você precisa ter um major. Obviamente.

Acontece que Jornalismo na CC é um minor, e não um major, ou seja, são matérias de outros cursos que compõe o minor da área aqui. Por exemplo, no meu Block 1 fiz Topics in Journalism: Anatomy of a Story, que faz parte do major de General Studies. Parece confuso, mas depois que você se acostuma com os termos e com a situação em geral, dá para notar que é bem simples. E interessante também. Eu adoraria ter a possibilidade de me formar em dois cursos ao mesmo tempo, mesmo que eles não tivessem nada a ver um com o outro. Diversidade é sempre bom.

Eu vou deixar para falar mais sobre como funcionou o meu Block 1 no próximo post, desse jeito eu posso entrar em detalhes sobre como foi a minha adaptação e a matéria que escolhi. Afinal, são três semanas e meia bem intensas, então eu tenho muito o que contar. Espero que vocês tenham gostado de saber como funciona o Block Plan e qualquer dúvida que tiverem, é só perguntar. Até o próximo post. Beijos!

• Facebook  Twitter  Instagram  Youtube  Pinterest  Tumblr 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s